Amanhã, dia 21 de setembro, das 9 às 13H acontecerá o I Painel de preservação audiovisual. O evento é uma iniciativa do Grupo de Estudos em Preservação audiovisual formado pelos especialistas: Débora Butruci, Ines Aisengart, José Quental, Mateus Nagime, Natália de Castro, Rodrigo Castello Branco e  Silvia Franchini. 

O I Painel de Preservação audiovisual trará uma reflexão acerca dos acervos audiovisual no Brasil e no mundo dando um panorama da preservação fílmica. 

Sobre os palestrantes:

Fabricio Felice – estágio de acompanhamento dos processos de incorporação, avaliação e armazenamento de materias fílmicos e de documentação da filmoteca Española (Madri);

Rafael de Luna Freire  – Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Imagem e Informação da Universidade Federal Fluminense e diretor da Associação Cultural Tela Brasilis;

Lila Foster – Mestre em Imagem e Som pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos (PPGIS) e formada em Filosofia (2005) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH – USP);

Tatiana Novás de Souza Carvalho –  Formada em Jornalismo pela PUC em 1999. Cursou Cinema na UFF a partir de 2000 e lá entrou em contato com a preservação de filmes pela disciplina Preservação e Restauração de Filmes, ministrada por Hernani Heffner.

Débora Butruce –  Com experiência na preservação de acervos audiovisuais, atua na área desde 2000. Desde 2007 é preservadora-chefe do acervo audiovisual do Centro Técnico Audiovisual – CTAv e atualmente também é coordenadora técnica do projeto Digitalização de Acervos e Banco de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros, desenvolvido em parceria com a Cinemateca Brasileira.

Cristiana Miranda – Fotógrafa e realizadora. Formada em Ciências Sociais pela PUC RJ, com mestrado em Comunicação pela UFRJ e especialização em Restauração Fotográfica na Especialidad en Conservación y Restauración de Fotografías, pelo Programa Internacional da Escuela Nacional de Conservación, Restauración y Museografía Manuel del Castillo Negrete, México.

Além das palestras os filmes “When Flowers Bloom” e ” Os azares de Lulu” serão exibidos.

O I Painel de Preservação audiovisual conta com o apoio do Centro Técnico do audiovisual, além da Cinemateca do MAM e da Universidade Federal Fluminense.

* A cinemateca do MAM se localiza na Avenida Infante Dom Henrique, 85 – Rio de Janeiro.