O VerOuvindo – Festival de Filmes com Acessibilidade Comunicacional do Recife chega a sua quarta edição e traz este ano um grande incentivo à formação de profissionais da área da acessibilidade, oferecendo três oficinas, uma master classe com a especialista francesa em audiodescrição Maurie Gaumy e vários debates após as sessões.

As oficinas oferecidas são Iniciação à leitura cinematográfica, com André Dib; Orientação para expressão vocal na audiodescrição, com Leila Freitas e Produção de roteiro de audiodescrição para filmes, com Larissa Costa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do VerOuvindo. As vagas são limitadas.

A sessão de abertura acontece no dia 26/04, às 20h, com o filme Todos, de Luiz Alberto Cassol e Marilaine Castro da Costa, que narra a viagem de um historiador pelo Brasil e exterior em busca de uma conceituação para acessibilidade.

A Mostra Competitiva de Curtas com Audiodescrição para Iniciantes, novidade dessa edição, é realizada no dia 27/04, no Cinema do Museu, a partir das 17h30. Já a Mostra Competitiva Geral acontece a partir das 18h30, na mesma data e local.

O festival traz também uma sessão de Curtas Pernambucanos no dia 28/04, às 18h30, e uma Sessão Memória, com exibição do filme Amigos de Risco, de Daniel Bandeira, no dia 29/04, no mesmo horário. A sessão de encerramento por sua vez, é com a obra  O Shaolim do Sertão, de Halder Gomes, no dia 30/04, às 17h, no cinema São Luiz, e conta com a presença do diretor e a experimentação do óculos para visualização de Libras na tela através do aplicativo Movie Reading.

O VerOuvindo acontece de 21 a 30 de abril, na cidade de Recife, em Pernambuco. Para saber mais detalhes sobre a programação, acesse o site oficial do festival aqui.