Vem ai a sexta edição do Festival Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. De 7 a 15 de junho serão exibidos 125 filmes de diferentes partes do mundo, além de oficinas, seminário, encontro de negócios, masterclass, festas e debates.  As atrações acontecem no Espaço Itaú de Cinema, no Shopping Novo Batel e no Sesc Paço da Liberdade.

A programação conta com a disputa de obras nas mostras Competitiva e Mirada Paranaense. Já em caráter não competitivo, o festival apresenta as mostras Novos Olhares, Outros Olhares, Olhares Clássico, Olhar Retrospectivo, Foco s e Pequenos Olhares, esta última novidade da edição, com vista a formação de plateia infanto-juvenil.

Este ano, a mostra Olhar Retrospectivo exibe 10 filmes do diretor alemão W. Murnau, enquanto a mostra Foco se dedica a obra da cineasta tailandesa Anocha Suwichakornpong. Ainda, o festival apresenta as Exibições Especiais, que combinam elementos do passado e do presente, para conjecturar possibilidades futuras no cinema, exibindo filmes do documentarista chileno Ignacio Agüero, do diretor sul coreano Lu Zhang, do argentino Gustavo Fontán e do francês Jean-Marie Straub para o público do festival.

Nesta edição os realizadores buscaram, através da programação oferecida, incitar o público à reflexão sobre o papel do cinema como ferramenta de sensibilização e resistência coletiva. Para saber mais detalhes sobre a programação, acesse o site.