Interessados têm até o dia 11 de setembro para se inscrever no 6º Festival Curta na UERJ, concurso de vídeos e animação promovido pelo Centro de Tecnologia Educacional (CTE)/Sub-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Criado em 2012, o festival visa fomentar a produção de trabalhos em vídeo e animação, revelar talentos e ampliar o espaço para a exibição e a divulgação do audiovisual, intensificando a experimentação e o diálogo entre as linguagens de TV, cinema e internet.

O tema desta edição é “Identidades” e os vídeos podem abordar questões como diversidade, interação com diferentes grupos, trocas culturais e tolerância às diferenças. Os vídeos podem pertencer a qualquer gênero, desde que possuam duração máxima de 10 minutos.

O concurso tem duas categorias, Teen, para autores de 12 a 17 anos e Adulto, para aqueles com idade a partir de 18. Os três primeiros lugares de cada categoria serão premiados com câmeras digitais, smartphones e tablets, considerando a comissão Julgadora como critérios para a avaliação a temática, a originalidade e a estrutura narrativa das obras concorrentes.

A divulgação das produções finalistas será feita na página do concurso no dia 25 de outubro. Já no dia 9 de novembro são revelados os ganhadores da edição e realizada a solenidade de premiação. A partir de então as produções premiadas passam a ser exibidas no site do Festival, compondo a Mostra Virtual do concurso.

O regulamento pode ser lido na íntegra no aqui. A inscrição pode ser feita através do site do festival, com conjunta publicação do vídeo no Youtube.