Representantes do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai se encontram em Montevidéu para conhecer a operação técnica da Rede de Salas Digitais.

Em abril, o CTAv participou da Jornada Técnica de Capacitação das Redes de Salas Digitais do Mercosul. O representante brasileiro enviado, o servidor Mauro Dias, e outros técnicos da Argentina e Paraguai, se reuniram com a Coordenadora da Secretaria Técnica da Recam, Nancy Caggiano e demais responsáveis pelas áreas de comunicação e programação, para se inteirar acerca da iniciativa, assim como para expor a atual situação do projeto no país.

Dentro da programação, os participantes conheceram o sistema operacional, equipamentos e softwares que compõem a estrutura das salas da rede, aproveitando a oportunidade para se inteirar acerca de suas características técnicas e formas de operação.

O grupo realizou também uma visita à Sala Zitarrosa, uma integrante da rede com programação ativa desde 2016, onde pôde ver os equipamentos em pleno funcionamento e realizar diversos testes e simulações de ocorrências. Com essa experiência, cada representante tornou-se mais apto a resolver os problemas técnicos da operação das salas de seu país.

PRÓXIMOS PASSOS

Com o término da Jornada, o CTAv passará a oferecer suporte técnico na implantação e operação das salas brasileiras, assim como replicará o conhecimento adquirido aos administradores e técnicos responsáveis, de forma que esses possam dar continuidade ao seu correto funcionamento. Outro ponto importante articulado entre os participantes foi o compromisso de manter o contato, buscando fortalecer os canais de comunicação e facilitar o encontro de soluções para o dia a dia das salas.

A REDE DE SALAS DIGITAIS (RSD)

Criada no âmbito do Programa Mercosul Audiovisual e em consonância com os planos de trabalho da Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (RECAM), a RSD tem como objetivo incentivar a circulação de conteúdos audiovisuais realizados nos países do Mercosul, uma vez que a cinematografia ocupa importante papel na integração cultural da região.

Atualmente, a RSD é constituída de 30 salas distribuídas no Brasil (10), Argentina (10), Paraguai (5) e Uruguai (5). A programação das salas é gerenciada por uma Coordenadora de Programação Regional (CPR), localizada na cidade de Montevidéu, no Uruguai.