O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, e o ministro extraordinário da Segurança Pública, Raul Jungmann lançam, nesta quarta-feira (4), o Programa de Capacitação #economiacriativagerafuturo. Resultado de parceria entre os dois ministérios, o programa vai oferecer cursos profissionalizantes em diversos segmentos da economia criativa para jovens que vivem em áreas vulneráveis do Rio de Janeiro.

Esta é a primeira de um conjunto de ações sociais de suporte à intervenção federal no Estado. Com o #economiacriativagerafuturo, o Governo Federal espera transformar a realidade de jovens das favelas do Rio, dando a eles oportunidade de capacitação e mais chances de ingressar no mercado de trabalho por meio de um setor em franca ascensão.

De acordo com pesquisa da PricewaterhouseCoopers, a indústria cultural e criativa no Brasil cresceu 9,1% ao ano de 2012 a 2016, mesmo com a crise econômica. A expectativa é de que continue crescendo a uma taxa média anual de 4,6% até 2021. Levantamento da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN) mostra que o setor representa 2,6% do PIB brasileiro, engloba mais de 200 mil empresas e instituições e gera mais de 1 milhão de empregos diretos. Os salários dos profissionais criativos são três vezes maiores do que a média nacional.

Os detalhes do Programa serão apresentados pelos ministros durante o evento, que contará com exposições culturais e apresentações artísticas. O lançamento vai acontecer nesta quarta-feira (04/07), às 14h, no Centro Técnico Audiovisual (CTAv), na Avenida Brasil, 2482, Benfica.

Veículos de imprensa interessados em participar do evento devem enviar um e-mail para o endereço imprensa@cultura.gov.br até 16h do dia 03/07 com o título Credenciamento #economiacriativagerafuturo.

Veículos de imprensa que não puderem comparecer ao evento poderão participar de um hangout com os dois ministros às 13h30, quando eles darão detalhes sobre o programa. Interessados devem enviar um e-mail para o endereço imprensa@cultura.gov.br até 16h do dia 03/07 com o título Hangout #economiacriativagerafuturo. O link para participação será disponibilizado nas redes sociais do Ministério da Cultura momentos antes do início do hangout.

Fonte: ASCOM/MinC