De 15 a 19 de agosto acontece na cidade do Rio de Janeiro a 5ª edição do Festival O Cubo. Organizado por um canal online de filmes brasileiros independentes, licenciados via Creative Commons, o evento contará com uma novidade este ano: a transmissão ao vivo pelo Youtube de entrevistas com realizadores e convidados especiais.

A abertura fica por conta do documentário HENFIL, de Angela Zoé, e o encerramento pontuado pela exibição de Filme de Artista, de Claudio Oliveira, Renato Rezende e Roberto Correa dos Santos, que faz uma reflexão sobre o estatuto que o objeto assume na arte contemporânea.

Além dos dois longas documentais, a programação inclui a realização das palestras “Criação Audiovisual: como fazer vídeos criativos e construir narrativas na internet?” e “Panorama da Preservação Digital no Arquivo Nacional”, assim como exibições da Sessão Curtas, da série Nômade 7 e de cinco episódios do projeto comemorativo dos 180 anos do Arquivo Nacional – Cartas de Arquivo.

As atrações têm entrada franca e acontecem nos espaços do Arquivo Nacional, Biblioteca Parque de Niterói e Centro Cultural Justiça Federal. A premiação dos vencedores da edição será realizada no dia 19, às 18h, sendo precedida de um bate-papo do público com o Júri Oficial.

Veja a programação completa aqui.