De 3 a 8 de setembro, acontece no Espírito Santo a 25ª edição do Festival de Cinema de Vitória. Este ano, o festival exibe as tradicionais mostras Competitiva Nacional de Curtas, Competitiva de Longas, Foco Capixaba, Corsária, Quatro Estações, Mulheres no Cinema, Cinema e Negritude, Nacional de Videoclipes e a estreante Nacional de Cinema Ambiental.

Completam a programação o 19º Festivalzinho de Cinema de Vitória, os debates entre pesquisadores de cinema, realizadores e público, além dos lançamentos de DVDs, livros e outras publicações. As homenagens, por sua vez, serão dedicadas ao produtor cearense Luiz Carlos Barreto, o Barretão, e ao ator, cenógrafo e figurinista capixaba Claudio Tovar.

Uma curiosidade sobre a edição é que nove dos dezesseis filmes selecionados para a Mostra Competitiva Nacional de Curtas-Metragens são dirigidos por mulheres e cinco deles por negros, uma proporção inédita na história do evento.

A 25ª edição do Festival de Cinema de Vitória acontece nos espaços do Teatro Carlos Gomes e do Cine Metrópolis. Mais informações no site oficial.

Facebook: @festivaldevitoria

Instagram: @festivaldecinemadevitoria