Começa em setembro a Mostra Século XXI: Mulheres, ação!, que coloca em evidência o trabalho de diretoras nacionais e internacionais e o protagonista feminino nas telas dos cinemas.  A programação conta com vinte e cinco filmes brasileiros e nove franceses, pertencentes ao acervo do Centre Audiovisuel Simone de Beauvoir, sendo oito deles inéditos. As exibições acontecem de 03 a 09/09, na Cinemateca do MAM, no Rio de Janeiro, e do dia 12 a 16/09, no Instituto Moreira Salles, em São Paulo.

A seleção abarca produções da temática finalizadas em diferentes anos, tal como “Chega de fiu-fiu”, de 2018 e “Sou feia mas tô na moda”, de 2005. As sessões estão divididas em: Século XXI, que traz filmes que abordam as transformações do século,  Simone de Beauvoir, que reúne obras do acervo do Centre Audiovisuel Simone de Beauvoir, de Paris) e #MulheresAção, que discute a atual situação das mulheres no Brasil.

Além das exibições, a mostra promove diversos debates com especialistas, tratando de temas de grande importância, como assédio, maternidade, homossexualismo e protagonismo negro. O encerramento da edição carioca é marcado por uma ocupação em torno da Cinemateca, com aulas de yoga, aulas marciais, piqueniques, danças, batalha de poesiae a exibição do filme “#Euvocêtodasnós”, de Ellen Paes e Rafael Figueiredo. A programação é gratuita.

SERVIÇO:

MAM RJ
Av. Infante Dom Henrique, 85
Parque do Flamengo – Rio de Janeiro
(21) 3883-5600
atendimento@mamrio.org.br

IMS SP
Avenida Paulista, 2424
São Paulo, SP
Tel.: (11) 2842-9120
imspaulista@ims.com.br