O 14º Congresso do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual – FORCINE começa no dia 11 e vai até 15/09, em Porto Alegre/ RS. O evento reúne escolas, professores, técnicos e estudantes de cursos superiores na área de cinema e audiovisual do Brasil para debater pautas centradas no tema “As escolas de cinema e audiovisual”, com foco nas experiências e oportunidades de articulação entre elas, uma vez que essas podem atuar em diferentes dimensões do espaço audiovisual.

Ao todo, compõem a programação quatro grupos de trabalho – Extensão como conexão, Produção universitária, Políticas públicas para cinema e audiovisual e Inserção de egressos – e três mesas – Propriedade intelectual na indústria audiovisual, Conexões da formação com setores produtivos do audiovisual e Conexões com instituições governamentais e terceiro setor. O CTAv, a UFSCAR, a Bravi e o SPCine participam dessa última, que acontece no dia 14/09, das 9h às 12h, na Escola de Comunicação, Artes e Design Famecos – PUCRS.

Cabe lembrar que, pela primeira vez, o Congresso será precedido pelo Seminário Brasileiro de Estudos em Animação – SEANIMA. O evento reunirá pesquisadores mestres e doutores e docentes de escolas de cinema, audiovisual e design brasileiras para a discussão de temas da animação e suas correlações com games, motion design e efeitos visuais. As atividades são gratuitas e a programação completa pode ser vista em seanima.org.