Completando 18 anos de realização contínua, a Goiânia Mostra Curtas chega em outubro com novidades. Pela primeira vez, a programação irá contar com a realização da Feira Audiovisual, um espaço dedicado a apoiar a produção de curtas-metragens, assim como a discutir sua importância no país e seu papel em representar o cinema brasileiro no exterior. O evento acontece na Vila Cultural Cora Coralina, de 3 a 6 de outubro, e prevê diversos encontros entre profissionais e espaços para capacitação.

Além da Feira, a mostra exibe gratuitamente de 2 a 7 de outubro um total de 76 filmes no Teatro Goiânia. As obras se dividem nas tradicionais mostras competitivas Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Animação, Curta Mostra Cinema nos Bairros e 17ª Mostrinha e, também, na Mostra Especial não competitiva, que irá promover a discussão do tema “Gênero e Invenção: tornar-se mulher no cinema de curta-metragem contemporâneo”.

Nessa edição, inclusive, ressalta-se o fato de que 41 das produções selecionadas contam com mulheres à frente da sua direção. Além de apoiar a Mostra Especial, o CTAv premia os melhores filmes da Curta Mostra Brasil e da Curta Mostra Animação.

Com o objetivo de democratizar, difundir, estimular à produção e profissionalização do audiovisual goiano e nacional, a curadoria traz ainda na programação outras atividades paralelas, tais como lançamentos literários, palestras, debates e laboratório de roteiros audiovisuais.

Mais informações em Goiânia Mostra Curtas.