A exposição Galáxia(s) do Cinema – Máquinas, Engrenagens, Movimentos ou This strange little thing called love, que vai até o dia 4 de novembro no MAM RJ, é uma tentativa de tornar visível e compreensível o papel da tecnologia dentro do mundo cinematográfico. Para tal missão, equipamentos históricos, peças raras e cartazes são trazidos a público em uma visita guiada com o próprio curador, Hernani Heffner, que apresenta a história do cinema por meio deles, inclusive demonstrando o funcionamento de diversas máquinas utilizadas nos setores de criação cinematográfica (montagem, fotografia, som, projeção, laboratório).

Hernani é professor de cinema e atua na área há mais de 30 anos, com importante trabalho em preservação, coordenando os trabalhos de restauração de filmes da Cinédia, como “Ébriom”,  “Alô! Alô! Carnaval!” e “Bonequinha de Seda”. ” Segundo ele, “A importância maior da exposição Galáxia(s) do Cinema está na revelação para o grande público do valor e do significado dos instrumentos de trabalho do cinema para o conhecimento da própria criação cinematográfica. Embora pequeno, o acervo exposto é bastante significativo de vários momentos fundamentais da história do cinema brasileiro. Descobrir a relação entre o equipamento e a solução artística é, em si mesmo mesmo, uma revelação do que existe de mais secreto e mais fundamental na realização de um filme.”

O CTAv apoiou a iniciativa emprestando diversos equipamentos, tais como a câmera 35 mm, câmera 16 mm, carrinho tipo travelling, refletores, mesa de som e até um protótipo, que consiste em uma base em forma de câmera montada sobre tripé, com monitor interno e micro computador que exibe trechos de filmes antigos que mostram a cidade do Rio de Janeiro. Em breve, inclusive, faremos uma notícia dedicada a apresentá-los aqui no site.

Confira algumas fotos:

Para ingressos e maiores informações sobre a Galáxias do Cinema, acesse as redes sociais do MAM RJ ( Facebook e Instagram).

Serviço
Exposição ‘Galáxia (s) do Cinema – Máquinas, Engrenagens, Movimentos ou this strange little thing called love’
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – Salão Monumental, 2º andar
De terça a sexta, das 12h às 18h.
Sábado, domingo e feriado, das 11h às 18h.
Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85
Parque do Flamengo – Rio de Janeiro – RJ 20021-140
Telefone: 21. 3883.5600