Acontece até 2 de dezembro a 22° edição do forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte.  Criado em 1997, o festival tem como objetivo trazer ao público filmes que geralmente não circulam em salas de cinema convencionais, promovendo a reflexão e a formação crítica de plateia, a pesquisa e a qualificação da produção audiovisual.

A sessão de abertura acontece às 19h30, e é formada pela exibição de Obá, curta de Raquel Gerber e Cristina Amaral, seguido de Orí, longa de Raquel Gerber. Ambas as diretoras estarão presentes para comentar os filmes, assim como Makota Valdina, educadora, líder comunitária e religiosa brasileira.

Também compõe a programação as mostras Contemporânea Nacional, Contemporânea Internacional e Ebo eje – Cinema Brasileiro e Afro-religiões, que inclui as películas em 16 mm Espaço Sagrado, de Geraldo Sarno e Orixá Ninú Ilê, de Juana Elbein dos Santos, emprestadas pelo CTAv para exibição, em apoio ao festival. Todas as sessões são gratuitas, com retirada de ingresso meia hora antes do início do filme.

Destaca-se ainda a realização simultânea do Seminário Cinema Brasileiro e Afro-Religiões e do VII Colóquio, Cinema e Política, ambos com inscrições abertas no site do Forum.doc. As atividades previstas incluem encontros com especialistas e pessoas atuantes nas discussões temáticas e sessões comentadas.

Inscreva-se aqui ou confira a programação completa no site do Forum.doc.