O Arquivo Nacional realiza a partir do dia 07 de dezembro a quarta edição do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, que esse ano tem como tema os 60 anos de Bossa Nova. A edição de 2018 do evento prestará homenagem a Odete Lara – atriz, cantora e escritora brasileira.

O Arquivo em Cartaz, festival de cinema organizado pelo Arquivo Nacional, tem como objetivo a discussão em torno da preservação de acervos cinematográficos e o uso de materiais de arquivo em novas produções. Representa também um importante espaço de formação, reflexão, divulgação e exibição de filmes com imagem de arquivo.

A programação do festival inclui as mostras: Competitiva, Acervos, Cinema no Pátio, Homenagem, Arquivo Faz Escola, Arquivos do Amanhã, Arquivo N (Globo News) e Lanterna Mágica. Além das mostras, o Arquivo em Cartaz realiza mesas de debates, encontros de pesquisadores e oficinas dedicadas à preservação, realização de filmes e tratamento técnico de arquivos audiovisuais. Confira os temas abaixo e se inscreva através do formulário on line:

OFICINA CONSERVAÇÃO DE DOCUMENTOS SONOROS

OFICINA CONSERVAÇÃO DE PELÍCULAS CINEMATOGRÁFICAS

OFICINA CONSERVAÇÃO DE PELÍCULAS CINEMATOGRÁFICAS

OFICINA CONSERVAÇÃO DE DOCUMENTOS FOTOGRÁFICOS

OFICINA HISTÓRIA ORAL: ASPECTOS TÉCNICOS E METODOLÓGICOS DA PRODUÇÃO DE FONTES DE PESQUISA

PALESTRA AS CINEMATECAS E A CONSTRUÇÃO DO PATRIMÔNIO CINEMATOGRÁFICO. UM OLHAR HISTÓRICO

 

As atividades do Arquivo em cartaz serão realizadas de 7 a 12 de dezembro, no Cine Arte da Universidade Federal Fluminense, e de 10 a 14 de dezembro, no Arquivo Nacional. O CTAv apoia a iniciativa concedendo o Prêmio CTAv ao melhor curta da mostra competitiva e autorização e , também, com o empréstimo de cópia de filme do acervo para exibição na programação.

Confira mais informações sobre a programação aqui.

Fonte: Arquivo em Cartaz