Inscrições abrem no dia 1º de abril e vão até o dia 26, atividades acontecem no CTAv, que fica na Av. Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.

No mês de maio, o CTAv realiza sete workshops e um pitching em sua sede, dentro da programação do Ciclo Audiovisual em Formação, lançado em fevereiro de 2019. A temática desse grupo de workshops em questão contempla diversas etapas da Cadeia Produtiva Audiovisual, abordando a elaboração de projetos, produção executiva, financiamento, montagem, mixagem, distribuição e exibição e, até mesmo, a apresentação de projetos.

Destaca-se que a participação é gratuita, limitada ao número de vagas, que somam cinquenta para cada workshop. Os participantes devem ser maiores de dezesseis anos e serão selecionados segundo a ordem de inscrição, com prioridade para aqueles que tenham renda mensal familiar inferior ou igual a 03 (três) salários-mínimos (R$2.994,00). Para acessar o formulário e se inscrever, clique aqui.

Conheça abaixo os dias, horários, temas e os profissionais que integram a programação e participe!


Dia 06/05 – Elaboração de Projetos 

Das 13h às 17h: Clélia Bessa.

Dia 08/05 – Produção Executiva

Das 13h às 17h: Juliana Capelini  é Sócia e responsável pelo desenvolvimento e produção dos projetos da Capelini Filmes, é produtora executiva atuante no mercado audiovisual brasileiro, onde sempre participou ativamente no desenvolvimento de projetos, captação, produção e comercialização de filmes e séries para TV.  É responsável pela produção dos filmes “Detetives do Prédio Azul – o Filme” e “Detetives do Prédio Azul 2 – O Mistério Italiano”, ambos com excelente resultado de bilheteria e crítica. Também foi produtora executiva da série “Detetives do Prédio Azul” 3a ,4a ,5a e 6a temporadas, produção com grande sucesso de público, em exibição no Canal Gloob. Atuou como produtora executiva das séries de animação “Sitio do Picapau Amarelo – 1 temp. (2011 – TV Globo e Cartoon), e “Escola Pra Cachorro 2” (2011- Nickelodeon LA, Tv Cultura, TV Brasil, Radio Canada e TVO – Canada). Ainda no segmento infantil foi produtora executiva das séries live action “Julie e Os Fantasmas” (2011 – Nickelodeon LA, Band) indicada ao Emmy Internacional 2012 e “Brilhante F.C.” (2010- TV Brasil, TV Cultura e Nickelodeon LA).
No segmento documentário assina a produção executiva da série doc-drama “Terra Prometida” (2013- TV Cultura e Canal Curta!) e “Depois Rola o Mocotó” (2009), documentário média-metragem premiado pelo Programa DOCTV 2008.

Dia 13/05 – Estruturação de Empresa e Marketing

Das 13h às 17h: Mário Margutti é Jornalista Cultural / Consultor, Instrutor e Assessor de Marketing Cultural, de Marketing Social e Economia Criativa / Autor de livros de arte e publicações técnicas. Consultor do Programa Parceria Cultural Rio do SEBRAE/RJ; é Consultor do Programa Empreendedor Cultural do Sistema SEBRAE – SEBRAE/BA, SEBRAE/PB, SEBRAE/AL, SEBRAE/SE, SEBRAE/RN, SEBRAE/RO, SEBRAE/SP; é Editor do Expresso Cultural, publicação interna do Programa Empreendedor Cultural do Sistema SEBRAE, direcionada aos consultores e técnicos atuantes no projeto. É Editor do Serviço Cultural Cesgranrio, publicação de apoio ao Fórum Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, direcionado aos Secretários Municipais de Cultura de todo o Estado.  Autor de 10 manuais técnicos para Artistas e Produtores Culturais e instrutor dos cursos livres do ICCV – Instituto Cultural Cidade Viva 

Dia 15/05 – Financiamento

Das 13h às 17h: Leonardo Lima é Jornalista formado pela PUC-RJ, com especialização em Literatura Brasileira pela UERJ e pós-graduação em Regulação do Audiovisual pelo Instituto de Economia da UFRJ. Desde 2006, ocupa o cargo de Especialista em Regulação da ANCINE, onde já atuou como editor do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (oca.ancine.gov.br), Coordenador de Monitoramento de Cinema, Vídeo Doméstico e Vídeo por Demanda e Coordenador de Suporte Seletivo do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Entre 2012 e 2018, atuou como analista de projetos e membro do Comitê de Investimento do FSA. Realizou o documentário O Caminho do Dinheiro (55min., Brasil, 2015).

Dia 20/05 – Inscrição de Projetos para Captação de Recursos via Leis de Incentivo Federais

Das 13h às 17h: Gledson Mercês é Bacharel em Comunicação, formado pela Universidade Católica do Salvador, e ator, formado pela Faculdade  Casa das Artes de Laranjeiras. É também Especialista em Artes Visuais, formado pelo SENAC – DF e Especialista em Direção Teatral, formado pela CAL. Atualmente especializando-se em História da Cidade do Rio de Janeiro, pelo Instituo Venturo  e graduando-se em Cinema e Audiovisual pela Faculdades Integradas Hélio Alonso – FACHA. Desde 2012, é Servidor Público concursado da Agência Nacional do Cinema – ANCINE, tendo atuado na Superintendência de Análise de Mercado por 5 anos e, atualmente, na Superintendência de Fomento. É Coordenador Substituto da Coordenação de Gestão de Processos de Fomento, membro do Comitê de Investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e membro da Comissão de Gênero, Raça e Diversidade da Ancine. Desde 2018, exerce a função de Professor de História do Cinema na Faculdade CAL.

Dia 22/05 – Montagem e Mixagem

Das 13h às 15h: Luiz Guimarães é diretor, montador e, desde 2004, professor da Universidade Estácio de Sá. Premiado pelos curtas  ESTRELA DE OITO PONTAS, COMO SE MORRE NO CINEMA  e EU SOU ASSIM– WILSON BATISTA, montou longas  de Geraldo Sarno: O ÚLTIMO ROMANCE DE BALZAC e TUDO ISTO ME PARECE UM SONHO, Paulo Halm: HISTÓRIAS DE AMOR DURAM APENAS 90 MINUTOS, Marcelo Laffitte: ELVIS & MADONA, Cristina Leal: OS ILUMINADOS e ANGEL VIANNA – VOANDO COM OS PÉS NO CHÃO, Conceição Senna: BRILHANTE e ANJOS DE IPANEMA, Aida Marques: ABDIAS DO NASCIMENTO, Gustavo Acioli: INCURÁVEIS e MULHERES NO PODER, Marco Altberg: PANAIR DO BRASIL e SOMBRAS DE JULHO, Orlando Senna: IDADE DA ÁGUA e SOL DA BAHIA, Walter Lima Jr.: MPB DE CÂMARA e Rogério Sganzerla: TUDO É BRASIL, entre outros.

Das 15h às 17h: Alexandre Jardim é responsável pela área de som e Mixagem do CTAv, (Centro Técnico Áudio Visual) do Ministério da Cultura. Já mixou mais de 60 longas metragens e mais de 100 curtas metragens. Formado em Produção Fonográfica pela Estácio de Sá, Campus Tom Jobim. Começou sua carreira no cinema em 1984, nos estúdios da Rob Filmes.  Conta com uma vasta experiência em Mixagem, Edição de som, Restauração de som e Foley para Cinema e TV.  Já participou de festivais de cinema como júri no Cine Ceará/Fortaleza, Primeiro Plano em Juiz de Fora, Animacine em Gravatá, Cinemúsica em Conservatória e realizador de Oficinas de Som para Filmes de Animação: Oficina de Cinema de Animação em Volta Redonda, Curta Canoa em Canoa Quebrada, Animacine em Gravatá, Cine Festival em Russas, Ceará.

Dia 23/05 – Produção de Acessibilidade para conteúdos audiovisuais 
Das 13h às 17h: Joana Peregrino é sócia Fundadora da Conecta Acessibilidade. Há dezenove anos no mercado audiovisual, com passagem pela Rede Telecine, Ancine e TV Brasil. Criou e implementou a TV Ines, primeiro canal para surdos e ouvintes com programação 100% acessível em Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais (Libras). Em sua gestão o canal conquistou três prêmios: Oi Tela Viva Móvel, Prêmio SET e o Prêmio Direitos Humanos, concedido pela Presidência da República. Em 2017 fundou a Conecta Acessibilidade, empresa focada na produção de acessibilidade para conteúdos audiovisuais de todos os formatos e gêneros, bem como em projetos de educação e inclusão. É mestranda pela UFRJ onde desenvolve pesquisa sobre acessibilidade em mídias.

Dia 27/05 – Distribuição e Exibição

Das 13h às 15h: Daniela Pfeiffer é a atual coordenadora Geral do Centro Técnico Audiovisual – CTAv.  Profissional com experiência no mercado audiovisual e cultural. Trabalhou na Agência Nacional do Cinema, Distribuidora Elo Company, Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV, Animus Consultoria e Cine Odeon. Com especialização e mestrado em Comunicação Social, foi conselheira do audiovisual na Comissão Nacional de Incentivo à Cultura e idealizadora da Pós-Graduação em Produção Audiovisual: Projeto e Negócio no Senac São Paulo.

Das 15h às 17h:  Adailton Medeiros é diretor  e em 2006 inaugurou o Ponto Cine – 1ª Sala Popular de Cinema Digital do Brasil e o 1º Cinema da América Latina a possuir um Certificado de Caborno Livre, o Maior exibidor de filmes brasileiros em todo o País. Além do Ponto Cine, que tornou-se uma referência inovadora de exibição no Brasil e o levou a receber o Prêmio Faz Diferença 2008, do Jornal O Globo, idealizou e coordena os projetos: ProSocialCinema – Promoção Social de Cinema – patrocinado pela Petrobras; Manutenção Cinema Brasileiro, patrocinado pelo ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico; e Cine Literário, patrocinado pela Vale, ONS, Statoil e Chemtech. Dirige e apresenta o Diálogos Com o Cinema. Fundou e dirigiu a Lona Cultural Carlos Zéfiro, em Anchieta, à frente do Movimento Tô na Lona, iniciado quatro anos antes da sua inauguração.

Dia 29/05 – Pitching

Das 9h às 13h: Felipe Lopes é formado em Cinema pela UFF e pós-graduado em Gestão Empresarial e Marketing pela ESPM. Com mais de dez anos atuando no mercado audiovisual, passou por pelas áreas de produção, distribuição, festivais e gestão pública, além de consultoria e avaliação de projetos de cinema e televisão. Depois de passagens pela Ancine, Record, Animamundi e Synapse, teve mais de cinco anos como gestor público na Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (SEC-RJ), tendo ocupado os cargos de Coordenador do Desenvolvimento da Indústria, Coordenador-Geral da Film Commission e Superintendente do Audiovisual. Foi membro de comissões de avaliação de projetos de cinema e televisão na RioFilme, Oi Futuro, BNDES, SEC-RJ, SESC e parecerista na Ancine. Atualmente, ocupa o cargo de Gerente de Programação e Marketing na distribuidora ArtHouse e foi responsável pelo lançamento dos filmes como “Um Filme de Cinema” (Walter Carvalho), “O Beijo no Asfalto” (Murilo Benício), e “Fevereiros” (Márcio Debelian).

Local de realização das atividades: Centro Técnico Audiovisual – CTAv: Av. Brasil, 2482, Benfica. Rio de Janeiro/RJ.

Mais informações: formacao.ctav@cultura.gov.br