Conheça aqui os projetos selecionados e saiba mais sobre as capacitações audiovisuais que vêm por aí!

Com a publicação da 9ª portaria de qualificação do Edital 13/2018, a lista de projetos selecionados pela comissão de avaliação formada por CTAv/SAv e Ancine para o Edital 13/2018 foi fechada. Ao todo, são 31 iniciativas de formação e qualificação de recursos humanos nas áreas técnica, artística e gerencial que receberão aporte financeiro do FSA para sua realização. São mais de 16 milhões de reais destinados a projetos de vertente técnica, artística e gerencial, enquadrados em modalidades de gestão, criação e técnico e acessibilidade.

Como previa o Edital, a seleção buscou a desconcentração regional de recursos, sendo aprovados 14 projetos do eixo Rio-São Paulo, 10 da macrorregião nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e 7 da região Sul, Espírito Santo e Minas Gerais. Confira aqui a apresentação com os dados finais dessa seleção.

Todos os projetos abrem seleção para participantes este ano, alguns estabelecendo pré-requisitos em função da especificidade do conteúdo. Segue abaixo um breve descritivo de cada projeto:

Programa de Capacitação Profissional Imersivo – SULPRO

Proponente: Okna Produções Culturais Ltda.

A missão deste programa é ofertar conteúdo de alta qualidade através de ministrantes que são referências no mercado, abordando temas que são estratégicos para o crescimento do audiovisual e entregando este conteúdo onde quer que o aluno esteja, a um preço significativamente inferior ao praticado no mercado, possibilitando a capacitação não só dos profissionais que já atuam no setor, como também para capacitar novos interessados em desenvolver carreira no setor audiovisual. Para tanto, esse programa de cursos está formatado de duas maneiras: Presencial e A distância.

Programa de Capacitação em Desenvolvimento de Séries 

Proponente: Autoria C produção e Gestão de Conteúdo Criativo LTDA

O Programa de Capacitação em Desenvolvimento de Séries oferece formação continuada semipresencial a realizadores de todo o país através de ferramentas tecnológicas e conteúdo especializado. O objetivo geral do Programa é oferecer aos criadores e produtores dos 27 estados e cinco regiões brasileiras informação e formação sobre desenvolvimento de séries, de janeiro a outubro de 2019. Os cursos levam em conta os mecanismos de capacitação de times criativos no mundo todo. Por esse motivo, oferece um programa de formação continuada, na modalidade semipresencial, dando alternativas para que criadores e produtores dos 27 estados brasileiros tenham a oportunidade de participar. O Programa se divide em online e presencial (narrativa, produção local e workshop internacional), e também oferece tutoria, consultoria de projetos e pitching público.

Escola livre de cinema da Amazônia

Companhia Amazônica de Filmes S/S Ltda

A  Escola Livre de Cinema da Amazônia tem como premissa a realização de cursos que se voltem, em especial para práticas de gestão audiovisual e algumas na área técnica, pouco ofertadas no norte, a fim de corrigir o paradoxo entre a grande demanda e a baixa oferta em determinadas áreas técnicas, bem como a profissionalização de decisivos atores do mercado local, muitas das vezes autodidatas em seus fazeres. Para além disso, retirar o ensino dos espaços acadêmicos, permitindo livre acesso de profissionais e estudantes, sem a necessária titulação, facilitará o trabalho de gestão de novas produtoras ou de produtoras que deixaram o modelo publicitário e iniciaram na produção de conteúdo, capitalizando e fortalecendo o mercado audiovisual da região norte e, por conseguinte, do Brasil. Daí a necessidade de realizar, também, ações de ensino na modalidade EAD, bem como a produção de materiais didáticos, cartilhas, de alta qualidade, capazes de chegar aos mais distantes rincões do norte brasileiro e assim diminuir lacunas e desigualdades, possibilitando a resolução de sabidos gargalos mercadológicos na região, permitindo que, paulatinamente, possamos competir em pé de igualdade com regiões brasileiras com mais acesso aos canais de financiamento e formação.

Curso de Capacitação em Audiovisual e Mídias Digitais

Alfandega Filmes Produções Artísticas LTDA

O conteúdo programático aborda a história, as teorias, as linguagens, a estética e as práticas de produção e consumo dos formatos audiovisuais contemporâneos, como cinema e televisão digital, transmídia, arte tecnológicas e games, 3D, entre outros. Este conteúdo objetiva promover a formação teórico-prática de profissionais para o desenvolvimento de projetos audiovisuais transmídia, multiplataforma e interativos. O curso oferecerá, em todas as atividades desenvolvidas, tanto em sala de aula quanto nos laboratórios criativos, um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para auxiliar na comunicação do processo de ensino-aprendizagem, possibilitando a inclusão de estudantes surdos e/ou mudos. A infraestrutura apresenta condições de acessibilidade aos estudantes com deficiência física, através de elevadores, rampas de acesso para cadeiras de rodas e banheiros adaptados, seguindo as orientações do modelo de acessibilidade estabelecido na legislação brasileira.

Produção e distribuição de conteúdos audiovisuais com acessibilidade na cadeia produtiva do audiovisual brasileiro: da criação ao consumo

Faganello Comunicações Eireli

O curso possui 14 módulos, alguns presenciais e outros à distância, e objetiva a formação e capacitação da indústria audiovisual para inserção de acessibilidade em todos os seus produtos da criação ao consumo em todas as mídias e ambientes. Os encontros presenciais acontecem nas 5 macrorregiões do Brasil, possibilitando que diversos profissionais da cadeia produtiva do audiovisual brasileiro conheçam quais são os recursos necessários e como produzir e distribuir versões acessíveis de filmes, séries, games, e tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual, e vídeos de diferentes gêneros e características, produzidos para a TV, cinema ou internet. O curso deve ser distribuído na modalidade semipresencial, com aulas presenciais e on-line. Para garantir o amplo acesso e a participação em igualdade de condições todas as aulas serão disponibilizadas com recursos de acessibilidade. Os pré-requisitos para os participantes são a formação superior, completa ou em curso, de cursos relacionados às diferentes áreas da indústria audiovisual e afins, tais como Letras, Linguística, Tradução, Rádio e TV, Cinema, Comunicação, Artes Cênicas, Fonoaudiologia, Artes Cênicas e outras, além de bom conhecimento de língua portuguesa, de conhecimentos gerais e disponibilidade para pesquisa.

Curso de Capacitação de Pós-Produção de Imagem e Som para Cinema, Tv e Mídias Digitais

Alfandega Filmes Produções Artísticas LTDA

Formação técnico-artística que considera o cenário de expansão significativa do mercado audiovisual e das novas oportunidades de negócios, como também a compreensão não apenas da lógica desse ambiente, mas das linguagens e da estética de novos formatos audiovisuais que elas favorecem. O Curso Pós-Produção de Imagem e Som para Cinema, TV e Mídias Digitais atinge esse objetivo ao promover competências teórico-práticas, através da realização de laboratórios imersivos nas salas de aula. O conteúdo programático está alicerçado em disciplinas voltadas para a história, estética, técnica e linguagem dos processos em pós-produção localizando como as mudanças tecnológicas, de processos de trabalho, de práticas sociais e culturais de audiência estão fazendo com que o espectro de atuação da pós produção se expanda, como nunca antes se viu. Linguagens, processos, observações e práticas estão se estabelecendo junto a uma nova geração de profissionais ansiosos por informações que os levem a essas novas práticas e realidades. O curso oferecerá, em todas as atividades desenvolvidas, tanto em sala de aula quanto nos laboratórios criativos, um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para auxiliar na comunicação do processo de ensino-aprendizagem, possibilitando, assim, a inclusão de estudantes surdos e/ou mudos.

FICCIONALIZAR: formação audiovisual e direitos autorais

Cabra Fulo Produção Cultural ltda

Trata-se de Proposta Multidisciplinar de Curso de Formação em dois segmentos: a) Curso Direitos Autorais e Legislação Audiovisual, com perfil de gestão e ênfase na compreensão da legislação base para criação e comercialização audiovisual, consistente em 4 módulos (Direitos Autorais, Direitos da Personalidade, Audiovisual brasileiro e Novas Mídias); b) Cursos Modulares de Formação Técnica, de perfil de criação e técnicos em áreas elementares do audiovisual: Roteiro para TV, Roteiro para animação, Desenho de som e Direção; cursos de Animação em Stop Motion, Direção de fotografia, Captação de som, Montagem e edição e Finalização audiovisual; curso Narrativas Transmídias e elaboração de projetos, de perfil híbrido de gestão audiovisual, criação e técnica, de modo a fomentar a apreensão comercial de novas narrativas transmidíaticas e elaboração de projetos viáveis nas novas linguagens. Os cursos serão presenciais em quatro cidades do norte e nordeste, pré-selecionadas Recife e Fortaleza. Os cursos terão perfil teórico e prático, com análise de leis, decretos, regulamentos, portarias e instruções normativas que regulamentam o audiovisual e, também, dos editais públicos federais de fomento. Também serão abordados os contratos usuais no audiovisual, exemplificando-se as diferenças de conceito e usos práticos, bem como realizados tutoriais de inscrições de projetos em editais federais de fomento. Já os Cursos Modulares de Formação Técnica terão metodologia prática e linguagem de inovação, com ênfase nos tipos de narrativas nos processos criativos do audiovisual.

CINEMA NO INTERIOR

Antonio M G de Carvalho Produções Artísticas e Cinematográficas

O Cinema no Interior, na sua 19ª edição, promoverá oficinas formativas e profissionalizantes no interior dos estados de Pernambuco, Bahia, Paraíba e Roraima em 4 (quatro) cidades das regiões norte e nordeste. Além de formativas e profissionalizantes as oficinas irão gerar produtos como roteiros cinematográficos. Parte destes roteiros serão utilizados em oficinas subsequentes e irão dar início ao surgimento de novos projetos audiovisuais através das oficinas de Gestão de Projetos. As oficinas formativas visam suprir demandas de mão de obra especializada na região atendendo a necessidades da própria empresa proponente e de tantas outras empresas e produtoras de cinema que atuam no interior do norte e nordeste brasileiro.

AIC ON-LINE – formação audiovisual para todo o Brasil

Academia Internacional de Cinema e Produções BR LTDA

O projeto tem por objetivo levar uma formação criativa, técnica e de gestão na área, se apoiando em 7 modalidades de cursos (roteiro, direção, assistência de direção, edição, som , produção e produção executiva) no formato EAD, para um público residente em regiões com pouco acesso ao ensino audiovisual (norte, nordeste, centro-oeste, sul e estados de MG e ES) e /ou sem capacidade financeira para pagamento dos cursos (ingressarão como bolsistas integrais). Ao longo de 1 ano, serão lançadas turmas bimestrais em todas as modalidades acima descritas (28 ao ano). Todos os cursos terão, nas aulas que acontecerem ao vivo, tradução simultânea na linguagem de Libras. Além disso, todas as video-aulas receberão legendas, para permitir o ingresso dos deficientes auditivos. Vale também lembrar que, por tratar-se do formato EAD, o acesso das pessoas com deficiência de locomoção, será igualmente facilitado. Os cursos já estão desenvolvidos e revisados, contando com professores experientes, tanto no mercado quanto no ensino audiovisual. Para o presente edital , serão abertas novas turmas, especialmente para cumprir com os objetivos propostos. Todos os cursos tem a preocupação metodológica de aliar a teoria à prática, propondo exercícios para os alunos, que recebem feedback do tutor, durante todo o período da aprendizagem.

Formação em Edição de Vídeo e Pós-Produção Audiovisual

FILMES DO BEM PRODUÇÕES ARTÍSTICAS LTDA

A Formação em Edição de Vídeo e Pós-Produção Audiovisual é um curso exclusivamente presencial, dividido em 10 disciplinas que possuem diferentes cargas horárias. Serão oferecidas 6 turmas no total, com o mesmo conteúdo programático: manhã, tarde e noite, em dois períodos letivos diferentes. O projeto é composto por dois diferentes tipos de curso: (1) os de ensino técnico dos softwares mais utilizados no mercado audiovisual em suas versões mais recentes e atualizadas e (2) os de linguagem estética e conceitual, que discutem questões teóricas e artísticas e analisam diversos tipos de obras audiovisuais. Cada turma possui apenas 9 vagas. O número reduzido de alunos em sala de aula se justifica pela extrema necessidade da atenção quase individualizada por parte do professor. Todos os cursos técnicos (de softwares) contam com monitorias, para que os alunos tenham a oportunidade de fixar e treinar as ferramentas aprendidas. A presente proposta pretende abranger uma formação geral em edição e pós-produção, de modo a capacitar profissionais com excelência para rápida absorção no mercado.

Estúdio Escola de Animação

Copa Studio Produtora Audiovisual Ltda EPP

O Estúdio Escola de Animação é um programa de formação voltado para o ensino e disseminação da linguagem da animação brasileira. É uma iniciativa de cunho cultural, técnico, estético e social que aposta fortemente na capacidade criativa e autoral de jovens talentos. O percurso formativo é presencial e estruturado por meio da simulação de um estúdio de animação, no estilo tipicamente brasileiro. A experiência formativa tem a duração de seis meses e, ao longo desse período, os estudantes produzem curtas de animação. O processo de concepção, roteirização e produção dos desenhos animados é ao mesmo tempo o mote para os que os participantes aprimorem suas técnicas como desenhistas, se apropriem das ferramentas tecnológicas mais avançadas do mercado de animação, dialoguem com profissionais experientes e ampliem seu repertório estético e cultural. A vivência formativa organizada como estúdio de animação simulado oportuniza que os estudantes superem desafios criativos, solucionem problemas, façam a gestão conflitos juntos. Para 2019 prevê-se a formação de novas turmas na cidade do Rio de Janeiro e também a implementação do primeiro Polo Ampliado do programa na cidade de São Paulo. Um estúdio profissional será montado em cada cidade com todos equipamentos/softwares para que os jovens selecionados tenham aulas com profissionais atuantes do mercado e cada turma produz, de forma autoral, um curta como trabalho de conclusão.

Formação de Roteiristas para Cinema e Tv

Roteiraria Conteúdos Ltda

Curso de Formação de Roteiristas para Cinema e TV, nas modalidades presencial e de Educação a Distância (EaD). O curso de Formação de Roteiristas é voltado para a narrativa ficcional – cinema e séries de TV – e é constituído por uma gama de conteúdos que visa o aprofundamento e a formação integral para aqueles que queiram aperfeiçoar suas habilidades ou se qualificar para atuar como roteirista. Com uma metodologia própria, o curso alia a teoria da narrativa, baseada nas mais recentes discussões sobre o tema, e a prática de análise e de escrita de roteiros, instrumentalizando o aluno para fazer escolhas conscientes e criativas para o desenvolvimento de argumentos e roteiros ficcionais. O curso presencial será ministrado em São Paulo e a modalidade EaD possibilitará o alcance de alunos de todo o Brasil e de países de língua portuguesa.

CURSOS DE CINEMA da ABC

CINEMAR – W.Faissal Produções Arísticas e Comunicações Ltda

Capacitação de técnicos e estudantes de cinema, nas áreas de ROTEIRO, DIREÇÃO, FOTOGRAFIA, ENGENHARIA DE SOM, EDIÇÃO, GAMES e PRESERVAÇÃO. A formação presencial será realizada em dois trimestres, com 7 cursos (1 básico). Além disto, estão previstas oficinas mensais a ser ministradas em Minas Gerais / Brasília / Recife / Porto Alegre. Serão ao todo 4 oficinas (direção, direção de fotografia, engenharia de som, edição), presenciais Itinerantes. Todas as oficinas terão uma parte teórica e prática.

Aspas – Escola de Narrativas

S SANTANA LIMA PRODUÇÕES ME

A ASPAS – ESCOLA DE NARRATIVAS será uma plataforma EaD especializada no ensino de técnicas de criação de histórias e desenvolvimento de roteiros para os mais diversos mercados audiovisuais. Imersão em uma proposta de aprendizado que equilibrará conteúdos teóricos e exercícios práticos. O interesse e afinidade pela elaboração de narrativas será o único pré-requisito, tendo em vista que as aulas, progressivamente, farão a transição do conhecimento básico ao intermediário. A proposta pedagógica está baseada em 6 cursos: Roteiro para Cinema, Roteiro para TV, Roteiro para Jogos Eletrônicos, Roteiro para Animação, Narrativas Transmídia e Criação de Personagens para Jogos Eletrônicos.

Núcleo de Qualificação Audiovisual do Nordeste

BLUE FILMES E PRODUÇÕES LTDA – ME

Realização dos Cursos/Oficinas: 1 – Escola de Series:  Oportunidade de aperfeiçoamento, para quem deseja criar e desenvolver projetos de séries de ficção para a TV e outras plataformas. 2 – Workshop de Gênero: terror, horror e suspense: O curso de roteiro de longa metragem de ficção com foco no gênero de terror, horror e suspense tem uma abordagem inédita em nossa região e representa uma possibilidade real desenvolvimento e aperfeiçoamento na escrita de roteiros de filmes de gênero em nossa região.  3 – Curso de Direção Criativa para Cinema:  Esta é uma proposta para um workshop de uma semana sobre direção de filmes. Seu objetivo é dar a cada aluno ferramentas práticas e teóricas úteis para abordar a produção de filmes profissionalmente, explorando de forma inovadora e criativa as complexas colaborações entre diretores e escritores, produtores, elenco e equipe 4 – DesDocumentários – Novas Narrativas: A proposta representa uma atualização na forma e conteúdo de se fazer documentários, discorrendo como os elementos da linguagem audiovisual podem ser aplicados para gerar sensações, explorando a forma com ficções que completam a realidade, dentro de uma construção da dramaturgia híbrida.

Bússola Brasil

Panela Filmes Ltda

Trata-se de 2 cursos, um na área de gestão (Gestão empresarial e de mecanismos de financiamento, normativo do audiovisual,direitos autorais, gestão de propriedade intelectual e elaboração de projetos) e o outro na área técnica e artístico (Criação e formação técnica para cinema, TV, animação, jogos eletrônicos, narrativas transmídias e para o campo da preservação e do restauro). Estes cursos serão ministrados no Rio de Janeiro e em Salvador, presencialmente, e também serão gravados e editados para disponibilização, em plataforma digital apropriada, em sistema de vídeo on demand com indexação de busca por assunto e/ou professor.

Som, Luz, Câmera, Inovação!

Astrolábio Música e Multimídia Eireli

O projeto Som, Luz, Câmera, Inovação convida profissionais experientes e capacitados, novos e antigos parceiros da Astrolábio, para compor uma grade de cursos independentes entre si, mas complementares. Este projeto pensa em uma ação contínua de criação e formação técnica para audiovisual através de um conjunto de ações pedagógicas construídas para suprir uma demanda de qualificação de recursos humanos, a partir de vários cursos sobre assuntos e temas estratégicos para o audiovisual. Com foco em inovação e criatividade, buscando a formação e qualificação técnica dos profissionais que atuam na cadeia produtiva deste segmento no Paraná. Serão oferecidos 9 cursos presenciais, abordando temas como: Direção Aplicada à Interpretação para Cinema e TV, Gravação e Produção Sonora, Criação e Produção de Desenhos Animados 2D, Sound Design para Mídias Audiovisuais, Introdução à Narrativa e Escrita para Cinema, Narração, Narração para Audiodescrição, Tradução Cinematográfica para Tradutores de Língua de Sinais e Trilha Sonora para Cinema. Estão incluídos na proposta o curso de Tradução Cinematográfica para Tradutores de Língua de Sinais e o curso de Locução para Audiodescrição. Os alunos poderão escolher um ou vários cursos presenciais, porém todos têm em comum o foco para o desenvolvimento pessoal estético, técnico e prático, visando a integração ao mercado de trabalho e a sua aplicabilidade na inovação. Voltado ao público em geral, pretende ser um diferencial e um atrativo para os jovens que não conseguem buscar formação fora do estado, ou mesmo fazer um curso completo em uma universidade.

NarrAtiVas – Programa de Formação Audiovisual da Bahia

Benditas Projetos Criativos

O projeto narrAtiVas – Programa de Formação Audiovisual da Bahia visa à formação e qualificação de profissionais que já atuam, ou desejam ingressar, no mercado audiovisual, em especial, no segmento dos produtos seriados para televisão e internet. Estão em foco duas áreas profissionais que muito se associam: o ofício do roteirista e do produtor executivo. Por essa razão, os cursos do perfil de criação e técnica atentam, sobremaneira, para as dimensões do ofício do roteirista que desenvolve narrativa para qualquer meio audiovisual, destacando o conhecimento e a experiência requerida para a inovação de produtos seriados ficcionais e não ficcionais (live action, animação, factual). Nessa mesma linha de ação, os cursos do perfil de gestão mobilizam especialistas de diversos setores do mercado audiovisual com o intuito de atender, em especial, as demandas dos profissionais que atuam na produção executiva.

Formação em Produção Executiva em Audiovisual

SOLO FILMES EIRELI – ME

O curso propõe a formação de profissionais do audiovisual que têm interesse em atuar como produtores executivos, visando o conhecimento sobre formatação e fundamentos para elaboração e financiamento e comercialização de projetos audiovisuais, nos formatos longa-metragem e série, nas categorias ficção, animação e documentário, direcionados ao mercado de salas de cinema e de televisão. Para tal, o curso será dividido em 8 módulos, que englobam todas as atividades de um produtor executivo ao longo da criação, execução e criação de um projeto audiovisual: Elaboração Criativa de Projeto, e Pitching e Rodadas de Negócios, Análise e Supervisão de Roteiro, Elementos Financeiros e Estratégicos de um Projeto, Mecanismos e Fontes de Financiamento, Direitos e Contratos, Distribuição e Comercialização e Gestão Financeira e Prestação de Contas. O curso será presencial e à distância simultaneamente. Os alunos inscritos para o módulo EAD acompanharão a transmissão ao vivo das aulas presenciais.

Programa de Formação Continuada em Game Design

Benditas Projetos Criativos

O Programa de Formação Continuada em Game Design tem como objetivo formar profissionais no estado da Bahia para desenvolver jogos digitais ou games e para produzir conteúdos interativos para diversos ambientes digitais. Composto por 13 componentes curriculares (Jogos digitais e suas interfaces, Gamecultura e serious games, Game Design I, Game Design II, Roteiro para Games, Noções básicas de programação, Introdução a Unity, Arte e Design Gráfico para Games, Trilha Sonora para Games, Animação 2D para Games, Estudo de Viabilidade Técnica e empreendedorismo, Metodologia da Pesquisa, Trabalho de Conclusão do Curso), o programa pretende qualificar 43 pessoas em nível de especialização.

Gestão de Negócios do Audiovisual e Cinema

OFICINA CINEVIDEO LTDA

O curso de Gestão de Negócios para o Cinema e o Audiovisual se baseia na capacitação de profissionais do setor audiovisual aptos a atuar na esfera executiva, de planejamento estratégico e desenvolvimento de políticas para o mercado do audiovisual no Brasil, em especial em Minas Gerais. Serão 2 (dois) cursos durante o ano de 2019 e cada um é dividido em 8 módulos que compreendem diversos aspectos da cadeia produtiva do audiovisual no Brasil e no Mundo.

Dramaturgia Audiovisual: formação de roteiristas

FABRICA DE IDEIAS CINEMATICAS LTDA

Trata-se de um treinamento para qualificação específica em dramaturgia audiovisual com foco na dramaturgia ficcional por demanda. A proposta pretende formar profissionais capacitados a suprir as demandas na área de roteiro e desenvolvimento de projetos para o mercado audiovisual brasileiro. O curso é presencial, com encontros quinzenais. É estruturado em três semestres: o primeiro é de ordem teórica; o segundo é de ordem prática; o último semestre é o desenvolvimento de um trabalho de conclusão de curso com orientações em grupo e individual, com um orientador escolhido pelo estudante dentre os professores do curso ou convidados a serem confirmados. Ao todo serão criadas duas turmas com 20 estudantes, sendo que uma turma funcionará no final de semana e outra em dias da semana, no período da noite. A disponibilização de duas turmas é para permitir que pessoas já inseridas no mercado ou que possuam outra profissão possam participar do treinamento. Como requisito para o ingresso, é exigido que os estudantes sejam maiores de dezoito anos e que tenham o ensino médio (ou equivalente) completo. O processo seletivo é feito através da aplicação de uma prova com conceitos básicos de cinema, uma entrevista e o preenchimento de questionário sócio-cultural para obtenção de perfil prévio das turmas.

Formação e Qualificação Centro Afro Carioca de Cinema Zózimo Bulbul: Cinema e Pensamento, Narrativas Negras

ODUN PRODUÇÃO DE BENS CULTURAIS LTDA

Esse projeto é uma iniciativa da Odun Produções e Bens Ltda com correalização do Centro Afro Carioca de Cinema Zózimo Bulbul será realizado de janeiro a outubro de 2019 no Rio de Janeiro e em Salvador com professores de excelência no audiovisual com aulas de roteiro, direção, direção de fotografia, cenografia, figurino, sonorização, edição e montagem com interface de gênero e raça. Nosso foco é promover construções de narrativas afro-centradas. Os cursos terão como base teorias, análises, criticas e práticas potencializando a criação de produtos audiovisuais representativos da população do centro e das periferias da cidade cuja a maioria é negra. Com o objetivo de valorizar a cultura como estratégia de desenvolvimento urbano e condições de potencialização profissional; proporcionar continuidade ao Centro Afro Carioca de Cinema Zózimo Bulbul, na Lapa/Rio de Janeiro, que tem como missão promover conhecimento de excelência e acesso a mídia; criar uma rede de intercâmbio com outros estados do Brasil no mercado nacional e internacional gerando renda para jovens produtores e realizadores baseado em uma estética audiovisual comprometida com a diversidade racial e social e de gênero.

Marahu LAB – Formação de Profissionais do Audiovisual da Região Norte

Clarté Serviços de Foto e Cinema Ltda.

O Marahu Lab – Formação de Profissionais de Audiovisual da Região Norte é um projeto de cinco cursos cujo objetivo central é a capacitação do setor audiovisual e desenvolvimento e formatação de projetos de cinema e televisão para profissionais dos estados do Norte do Brasil. São eles: 1) Desenvolvimento de roteiro e escrita criativa para documentário, que abordará o gênero do documentário e suas principais características, definindo e diferenciando o mesmo da ficção, abordando a questão do roteiro no gênero documental e diferentes visões sobre o mesmo. 2) Roteiro para cinema de ficção, que abordará os conceitos fundamentais da dramaturgia audiovisual, tais como personagens, a jornada do herói, estrutura e divisão em atos e sequências, a construção de cenas dramáticas, como contar uma história com imagens, a escrita de diálogos, entre outros. 3)Pós-Construção: Introdução à edição e finalização, que abordará as etapas do processo de pós-produção na montagem, partindo de uma introdução ao software Davinci Resolve, passando pelos tipos de workflow entre produção, direção, edição e finalização, e também pela organização do material de filmagem. Além disso, abordará as ferramentas de edição, o processo entre a edição e a colorização, aprofundando-se neste último para explanar sobre a finalização de material audiovisual. 4) Montagem Cinematográfica: Um conceito ampliado, abordará as mudanças da montagem durante a história do cinema, partindo de um viés multidisciplinar por meio da história da arte, psicologia e sociologia. Por meio deste, abordar-se-á o conceito da montagem de forma ampliada pela teoria fílmica, auxiliando os alunos a pensarem nesta etapa de produção também como um processo criativo. 5) Mercado Audiovisual, da Legislação à Distribuição, que abordará as questões referentes ao mercado audiovisual em quatro unidades distintas.

Projeto Objetiva Capacitação Online

IPANEMA ENTERTAINMENT CRIAÇÃO E PRODUÇÃO DE OBRAS AUTORAIS LTDA

O projeto é orientado para formação de profissionais da área de gestão audiovisual que procuram ampliar sua visão de negócio e estratégia de competitividade no amplo mercado de produção de conteúdo de entretenimento audiovisual independente. A sua estrutura foi concebida em módulos, mas seguindo a premissas de Trilhas de Aprendizagem, isso significa, criar uma nova forma de transmitir conhecimento em vários formatos que o mundo digital permite. O processo de aprendizagem será realizado por meio de plataforma online, encurtando tempo e espaço ampliando o acesso, inclusive oferecendo oportunidades de capacitação, aos profissionais que estão foram dos grandes centros, ou seja, democratizando o conhecimento. Corroborando com a flexibilidade citada, o projeto é ofertado em duas modalidades: EAD – (100% em plataforma online). E no formato Blended, isso significa acesso na plataforma online, mais os encontros presenciais realizados na cidade de São Paulo.

MOVIMENTO AUDIOVISUAL – Cinema, Formação e Mercado

Balaio Produções Culturais e Cinematográficas Ltda

O projeto, “MOVIMENTO AUDIOVISUAL – Cinema, Formação e Mercado”, visa contribuir para o desenvolvimento e sustentabilidade do setor audiovisual regional e brasileiro, onde, por meio da qualificação técnica/artística e de gestão, potencializará a capacidade dos produtores e empreendedores do setor na produção de conteúdos e, com ganho de escala em qualidade, inserção dos produtos audiovisuais nos mercados nacional e internacional. O projeto tem seu foco num conjunto de 08 (oito) cidades da Região Central do Brasil, com alto potencial produtivo e/ou de se inserir e se estruturar no mercado audiovisual. Para tanto, o projeto realizará um Ciclo de Oficinas Técnicas de Gestão e de Criação, que serão ofertadas, por meio de aulas presenciais de professores com alta qualificação técnica, uma visão geral da política audiovisual, conhecimento adensado dos mecanismos de fomento/financiamento e empreendedorismo no setor, assim como um conjunto de disciplinas com conteúdos técnicos acerca do desenvolvimento/qualificação de roteiros; elaboração, planejamento, execução e prestação de contas de projetos audiovisuais e, ainda, noções acerca dos direitos incidentes na atividade e gestão de propriedade intelectual.

Aperfeiçoamento em cinema

Rizoma Produção Audiovisual Ltda ME

O curso de aperfeiçoamento que desenhamos busca oferecer a oportunidade de um avanço no conhecimento sobre produção audiovisual de modo concentrado, cobrindo várias áreas importantes em espaço relativamente curto de tempo, para que profissionais que não tiveram a chance de estudar em um curso dessa natureza – ou mesmo que estudaram há algum tempo e estão desatualizados – mas que já tem experiência profissional na área e estão inseridos nessa cadeia produtiva incipiente no estado, possam avançar em termos de capacitação e contribuir para a consolidação do mercado local de atuação na cidade de Manaus. Curso presencial em caráter modular (6 módulos compostos de 3 cursos cada, totalizando 18 cursos). Pré-requisitos: Os candidatos da seleção ampla deverão possuir diploma de ensino superior em áreas com afinidade em relação à produção cinematográfica e audiovisual e deverão comprovar experiência em pelo menos duas produções audiovisuais realizadas nos últimos 3 anos.

LAB Cinema Expandido – Rio de Janeiro: fantasmas, corpos e máscaras

DM Filmes e Produções Artisticas Ltda.

Com um formato ainda inédito no Brasil, o LAB Cinema Expandido é um curso teórico e prático de formação artística, que busca uma interlocução entre o cinema e outras áreas (música, dança, teatro, literatura, artes visuais), tendo como foco a linguagem audiovisual. Cinema Expandido é um conceito baseado na interação entre o cinema, o espaço físico da apresentação e o efeito dessa experiência no espectador. Ligado a práticas transdisciplinares da arte, o cinema ultrapassa a dimensão da forma tradicional de produção e consumo audiovisuais e aponta para novos dispositivos e práticas espectatoriais, com fortes implicações subjetivas. Tal modalidade ultrapassa as fronteiras da sala de projeção, ainda que esteja presente nela. A proposta em formato de residência artística a ser realizada na cidade do Rio de Janeiro tem como intenção discutir um novo imaginário para a cidade, em um momento de grandes transformações. Acreditamos que é necessário refletir sobre as novas imagens que podem ser produzidas em torno desse espaço simbólico, principalmente em uma chave não realista, através da aproximação de um universo mítico, fantástico que a cidade do Rio de Janeiro guarda em suas origens. O curso é voltado para profissionais já atuantes no mercado e estimula o aprendizado através da realização de projetos de alto nível de excelência artística, despontando como um espaço inovador de encontro, de produção de conhecimento, de desenvolvimento criativo e orientação artística. Serão convocados artistas das áreas de cinema e outras artes, com especial interesse em projetos que transitem entre diversas linguagens artísticas com foco em audiovisual.

Polo Audiovisual Ponto Cine

Ponto das Artes de Anchieta / Ponto Cine

Projeto de formação complementar de pessoas do Subúrbio e Baixada Fluminense que já tenham alguma vivência e prática com audiovisual, em direção audiovisual. As aulas serão presenciais e ministradas por profissionais do mercado do audiovisual brasileiro e por professores do corpo acadêmico da ESPM-RJ, possibilitando a certificação e a ampliação de conhecimento de jovens autodidatas que já possuem conhecimento básico. Ampliando seus repertórios, possibilitando a inserção no mercado de trabalho. O conteúdo programático é dividido em três eixos: formação técnica / empreendedorismo e gestão de negócios do audiovisual / criação e narrativas. O Curso “Polo Audiovisual Ponto Cine”, já conta com a parceria com o IFRJ – Instituto federal do Rio de janeiro, que garantirá a abertura da primeira turma(turma I) em fevereiro/2019 atendendo 25 alunos. O acordo de Cooperação Técnica prevê o compromisso entre as partes de atuar de maneira articulada e em parceria, proporcionando as decisões necessárias para as atividades conjuntas. A parceria Institucional estabelece de ampla cooperação, visando promover, em parceria, atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas correlatas à produção cultural e audiovisual, compreendendo cursos de formação em Direção Audiovisual e Interpretação, sessões de cinema comunitárias, oficinas, cine-debates, palestras e outras atividades culturais integradas com a comunidade, consolidando e fortalecendo os arranjos produtivos, sociais e culturais locais.

Pátio Digital

Sol Editoração ltda

O projeto propõe um curso semi-presencial de formação especial em Artes Digitais, com enfoque em Jogos Digitais, que pode ser cursado na sua integralidade ou mesmo por disciplinas isoladas, respeitando os pré-requisitos de cada disciplina. Buscar formar, para o mercado atual e futuro, um conjunto de profissionais técnicos para desenvolver jogos digitais, e projetos de VR e AR, em diversas plataformas, abrangendo conceitos de gamificação, ambientes e objetos das cenas; idealizar e desenvolver conceitos de interfaces gráficas; planejar e elaborar personagens; elaborar planos de negócios para esse mercado, com segurança, visão empreendedora, proativa e criativa. O curso contempla conhecimentos de ilustração digital, programação, modelagem 3D, design, testes, implantação, desenvolver projetos em realidade aumentada e realidade virtual; O projeto Pátio Digital é para elaboração de um curso de formação técnica, semi-presencial, com material didático, vídeos, fóruns, exercícios de forma on-line assíncrona, agregando palestras, workshops com base nas melhores práticas de forma presencial. O curso completo de Formação em Jogos Digitais- Pátio Digital, semi-presencial, é composto de 2(dois) módulos, planejado para ser ministrado ao longo de 9 (nove) meses letivos (1 mês de intervalo), a partir de Agosto de 2019. Para todas as disciplinas teremos tutores acompanhando e trabalhando junto aos fóruns de discussões, atividade obrigatória para a formação completa do aluno. Internautas interessados em algumas disciplinas poderão participar contratando disciplinas isoladamente, com ou sem tutoria. Para as disciplinas com tutoria e/ou com atividades presenciais, o aluno tem que seguir o cronograma do curso. Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para esta formação, sendo um público alvo na faixa etária a partir de 14 anos com conhecimento básico de informática.

AnimaPro – Curso de Qualificação Audiovisual com foco em stop motion

REALIZART PRODUCAO AUDIO VISUAL LTDA.

O AnimaPro – Curso de Qualificação Audiovisual com foco em stop motion, é um curso técnico e profissionalizante com foco na técnica de animação em Stop motion, que possibilitará àqueles que participarem de todos os módulos uma formação completa, passando por diversas áreas do audiovisual, em cerca de 12 meses. Desta forma, em módulos e oficinas intensivas, permitirá que profissionais das mais diversas áreas de conhecimento participem, assim como estudantes e se qualifiquem a partir da experiência profissional de professores com vasta filmografia. Ao mesmo tempo, devido ao enfoque, o AnimaPro permitirá a especialização na técnica do stop motion, um mercado que, graças ao avanço das tecnologias, cresce ano após ano. Com o planejamento modular, o AnimaPro oferece cursos distribuídos em 04 módulos e o plano de ensino de cada curso permite a capacitação e especialização em áreas específicas, assim os alunos podem ingressar em qualquer momento em um dos módulos ou curso específico, comprovando experiência profissional para matricular-se nos cursos mais avançados. Desta forma pretendemos que o AnimaPro atraia profissionais ou estudantes das mais diversas áreas de conhecimento, ampliando o potencial de preenchimento das vagas. O projeto visa a formação e qualificação de novos profissionais para o mercado de trabalho em parceria com as instituições de ensino estabelecidas e respeitadas como a UFSC e o IFSC, construindo assim pontes entre academia e economia criativa.

Apresentação Edital de Formação CTAv.SAv.FSA

Mais informações: formacao.ctav@cultura.gov.br