Começa hoje (13) a Semana do Audiovisual, promovida pela Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ, em Pernambuco. Até sexta (17), a fundação exibirá ao público uma mostra de filmes premiados em concursos anteriores, lançando os editais do 14º Concurso de Roteiros Rucker Vieira e do 2º Prêmio Geneton Moraes de Jornalismo, além de promover uma palestra com entrada franca.

O filme escolhido para exibição na noite de abertura é Parece Comigo, de Kelly Cristina Spinelli, vencedor da 10ª edição do Concurso de Roteiros Rucker Vieira. O documentário em questão fala da baixa representatividade oferecida pelo mercado de brinquedos para as crianças negras, no qual as bonecas comercializadas ainda são, em sua grande maioria, brancas. Trazendo depoimentos de mães, crianças e bonequeiras, o curta discute a questão identitária racial e o efeito dessa falta de referência na autoestima dessas crianças.

Participa da abertura do evento a coordenadora geral substituta do CTAv, Débora Palmeira, que junto ao assessor da diretoria da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Selmo Kaufmann, promove a palestra “Audiovisual: infraestrutura e formação técnica“, que versará, entre outros tópicos, sobre a política de capacitação audiovisual promovida pelo CTAv e a Agência, inclusive o Edital nº13/2018, que divulgou seus dados finais de seleção na semana passada. 

As inscrições para os concursos de roteiro e jornalismo serão abertas no dia 20 de maio e os editais e anexos estão disponíveis no site da FUNAJ. Confira abaixo a programação completa da Semana e participe!

SERVIÇO SEMANA DO AUDIOVISUAL
Fundação Joaquim Nabuco  – 13 a 17 de maio
Abertura
Dia 13/05, às 19h30: Lançamento dos prêmios Rucker Vieira e Geneton Moraes Neto
Mostra de Filmes Concurso Rucker Vieira
13/5, às 19h30: Parece Comigo, de Kelly Cristina Spinelli (SP – 2016)
14/5, às 14h: Irmãos, de Maria Eduarda de Andrade (PE – 2018)
15/5, às 14h: O Céu dos índios, de Flávia Abditibol (AM – 2017)
16/5 às 14h: O Touro (O Rei), Larissa Figueiredo (DF – 2015)
17/5 às 14h: FotogrÁfrica, de Alice Chitunda (PE – 2015)
Entrada franca
Palestra Audiovisual: Infraestrutura e formação técnica
Selmo Kaufmann, da Ancine e Débora Palmeira, do Centro Técnico Audiovisual
Sala João Cardoso Ayres, às 19h
Entrada franca