Programa apresenta o audiovisual nacional aos alunos da rede pública de ensino do estado.


.

Dia de participar do programa Formação do Olhar no CTAv. Os alunos chegam cedo ao ponto de encontro e, junto aos professores responsáveis, aguardam o transporte que vai levá-los a uma experiência audiovisual muitas vezes inédita.

Pouco tempo depois, os visitantes desembarcam no CTAv em grupos de quinze e são logo apresentados ao órgão, conhecendo mais da história desse Centro e de seus mais de 30 anos de trabalho no fazer audiovisual em um visita guiada interativa que percorre os corredores do prédio sede e da reserva técnica.

São apresentados a câmeras, canhões de luz, flipbooks, películas, moviolas, estúdios de som e de gravação, sala de animação e, enfim, a aguardada cabine de projeção. É nela que irão assistir à uma sessão especialmente montada para sua faixa etária e, conhecer assim, um pouco mais do cinema brasileiro.

É dessa forma que o Formação do Olhar vem propiciando desde 2018 o contato desses jovens não só com a produção nacional, mas com o seu fazer ao mostrar uma visão do resultado final e suas várias partes constituintes, como som, edição, roteiro, animação e filmagem. Isso os ajuda a perceber aquilo que assistem através de uma nova perspectiva, muito mais conscientes de todo o trabalho envolvido para aquele conteúdo chegar até eles.

O programa Formação do Olhar é realizado pelo CTAv e conta com a parceria da Representação Regional do Ministério da Cidadania, que oferece vans para o transporte dos grupos. As escolas interessadas podem entrar em contato para consultas e agendamento através do email joana.lima@turismo.gov.br ou pelo telefone 21 3501-7860.

.

SERVIÇO:

Para quem se destina: Estudantes da rede pública de ensino do estado do Rio de Janeiro
Escolaridade: Do fundamental ao ensino médio.
Duração da atividade: 2 (duas) horas de sessão, 30 (trinta) min visita guiada – opcional.
Local: Av. Brasil, 2482. Benfica. Rio de Janeiro/R
Participação: Mediante agendamento da escola.
Contato: joana.lima@turismo.gov.br (21) 3501-7860
Atividade gratuita

.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS: