O CTAv está aberto para receber o depósito de materiais audiovisuais brasileiros. Aqui, cuidaremos desses suportes, que passarão por uma criteriosa análise técnica para definir o seu grau de conservação e o espaço adequado para o seu acondicionamento. Além do prédio sede, cabe mencionar que o CTAv dispõe de um dos prédios mais modernos da América Latina para a preservação audiovisual, com climatização específica e cofres equipados com portas corta-fogo.

Uma vez incorporado ao nosso acervo, o material em questão passará por revisões periódicas e será preparado devidamente para retirada sempre que solicitado pelo depositante ou por representante/pesquisador anuído por ele. Além disso, facultamos ao usuário desse serviço contribuir ainda mais para a promoção do cinema nacional, uma vez que, caso seja detentor dos direitos autorais e tenha interesse, poderá autorizar a utilização desse material em ações educativas, de difusão e de promoção sem fins lucrativos realizadas pelo CTAv, sendo devidamente agradecido nos créditos dessas iniciativas.

Saiba como utilizar o serviço:

Regras para o Depósito:

Os depositantes são pessoas físicas ou jurídicas que depositam materiais ou coleções de materiais audiovisuais brasileiros no CTAv para a sua preservação. Não necessariamente precisam ser os detentores patrimoniais das obras, basta que sejam os proprietários do suporte.

Para solicitar o serviço, é necessário preencher o Termo de Depósito, que passará por uma avaliação prévia de nossa equipe para verificar a pertinência do material proposto antes da oficialização do termo pelo CTAv e o recebimento dos suportes físicos.

O que recebemos:

Filmes ficcionais brasileiros, documentários, registros históricos de relevância, programas televisivos, trailers, clipes, entre outros a critério do CTAv, nos mais variados suportes (exceto o especificado abaixo).

O que não recebemos:

Materiais brutos e sobras, além de qualquer título que esteja em película cinematográfica em nitrato de celulose.

Limites de quantitativos para depósito:

– Até 02 cópias de cada conteúdo em seu idioma original;

–  01 cópia para cada idioma de cópia legendada/dublada.

O depósito será formalizado por meio da assinatura de Termo. Baixe aqui ao lado o documento, preencha e envie por email junto com sua solicitação para acervo.ctav@turismo.gov.br.

Regras para a Retirada ou Acesso:

A solicitação deve ser feita por email acervo.ctav@turismo.gov.br, com 30 (trinta) dias de antecedência à data de retirada. Isso porque todo o material passa por revisão e preparo antes de sua saída, e esse procedimento deve ser inserido dentro do cronograma já em andamento do setor. Caso seja sinalizada urgência, analisaremos a solicitação e tentaremos atendê-la o mais brevemente possível.

Documentos necessários para a retirada:

  • No caso do próprio depositante: Carteira de Identidade e CPF.
  • No caso de Representante Legal ou Pesquisador: Autorização nominal, descriminando o conteúdo e o prazo para devolução, com assinatura do depositante, Carteira de Identidade e CPF. *

* Nestes casos, será necessário enviar a documentação por email junto à solicitação e apresentar no dia da retirada.

Acesse o Termo de Depósito

Depois preencha e nos envie por email.

Baixar

Ainda tem dúvidas?

 

Fale conosco!