Em abril de 2020, completam-se 10 anos de retomada da revista Filme Cultura, publicação criada em 1966 pelo Instituto Nacional do Cinema Educativo (INCE) para discutir, refletir e apresentar o cinema brasileiro.

Desde o seu lançamento, a revista já foi produzida pelo Instituto Nacional de Cinema (INC), pela Embrafilme e pelo CTAv, que retomou sua produção em 2007, na gestão de Gustavo Dahl. Após um hiato de três anos sem novas edições, a revista voltou a ser produzida em 2010 pela Secretaria do Audiovisual, juntamente com o CTAv e Cinemateca Brasileira, sob um novo formato de chamada pública de artigos.

O CTAv auxiliou, inclusive, a partir dessa data com a digitalização das edições para a criação do repositório online da publicação que torna o material acessível a qualquer cidadão, hoje  disponível na plataforma Tainacan.

A edição 50 trouxe um amplo panorama da atividade cinematográfica, reunindo recortes regionais da produção nacional, assim como textos de importantes figuras do audiovisual, como Gustavo Dahl, Carlos Diegues, Carlos Alberto Mattos e Paulo Emilio Saullo Gomes, além de entrevistas, ensaios e artigos.

Baixe aqui o pdf da revista e confira as matérias na íntegra! Para vistar o repositário da FilmeCultura, clique nesse link.