Nesse mês, o CTAv lança uma série de ações e conteúdos on-line acessíveis ao cidadão.

O grande destaque é o lançamento da Base de Dados On-line, dentro do site do CTAv. A iniciativa visa aumentar tanto a transparência de dados, quanto a democratização ao seu acesso. Até o momento, seis mil títulos e cerca de 14 mil materiais audiovisuais já foram cadastrados na base, incluindo, entre outros, boa parte da filmografia do diretor Humberto Mauro e clássicos do cinema brasileiro como Limite, de Mário Peixoto.

Através da plataforma, pesquisadores poderão realizar suas consultas ao acervo de maneira remota e facilitada, identificando previamente se o conteúdo pesquisado encontra-se depositado no acervo do CTAv. Com mais autonomia para procurar por conteúdos e informações, o usuário só irá precisar contatar a equipe do setor do Acervo em uma segunda etapa, quando desejar obter informações extras, como o estado e a disponibilidade física do material, agendar visionamento ou solicitar o empréstimo de algum filme.

Em conjunto a essa iniciativa, dois importantes catálogos de filmes foram digitalizados e disponibilizados para o download também no site da unidade. As publicações são de instituições das quais o CTAv é sucessor dos acervos audiovisuais e contém informações sobre curtas e média-metragens adquiridos e produzidos em 16 e 35 mm ao longo de mais de 80 anos, muitos desses não mais existentes em suporte algum.

Como resultado direto dessas ações, projetos audiovisuais, pesquisas, trabalhos acadêmicos e documentais passam a dispor de uma fonte muito maior de conteúdo para embasar e enriquecer suas pesquisas sobre o audiovisual brasileiro.

No campo da capacitação, o CTAv também tem novidade! O seu canal do Youtube conta com uma videoaula da série dedicada à montagem e à configuração de equipamentos audiovisuais, apresentando aos interessados uma câmera analógica de 16 mm. A primeira videoaula da série ministrada pelo técnico do CTAv, Aloízio Gonzaga, contemplou a introdução à câmera digital Black Magic Production e trouxe um detalhado passo a passo da montagem da câmera e acessórios, explicando a configuração de menu e controles externos.

Dentro de conteúdo, o CTAv segue liberando a cada duas semanas episódios inéditos do Pílulas Audiovisuais, programa que reúne uma série de entrevistas com especialistas atuantes nos mais diversos segmentos do audiovisual. As entrevistas versam sobre os ofícios, as características e dificuldades inerentes a cada um e, trazem valiosas dicas e relatos compartilhados pelos profissionais acerca de suas experiências na área.

E para completar esse ciclo de ações digitais, o CTAv ampliou seu apoio a mostras e festivais que serão realizados on-line. Os realizadores dessa modalidade podem, assim como os realizadores de eventos presenciais, requerer o empréstimo de títulos pertencentes ao CTAv, capacitações técnicas virtuais e o tradicional Prêmio CTAv, que consiste em serviço de mixagem ou empréstimo de equipamento de filmagem para vencedores de categorias apoiadas. As solicitações devem ser feitas via email, difusao.ctav@turismo.gov.br, e conter informações do evento e do apoio solicitado.

Confira abaixo o vídeo onde a coordenadora-geral substituta do CTAv, Débora Palmeira, fala um pouco mais sobre as ações:

 

Para saber outras iniciativas do CTAv, acompanhe nosso site do órgão e siga as redes sociais:

Facebook e Instagram: ctavsav
Youtube: ctavcinema