Na pandemia, cresce o número de apoios do CTAv a edições virtuais de mostras e festivais audiovisuais. Como diferencial, o ambiente on-line possibilita que o público acesse a programação de qualquer região do país e do mundo. Conheça os eventos apoiados do mês e participe!

Em setembro, o CTAv apoia a realização de seis eventos audiovisuais brasileiros, quatro deles com programação exclusivamente on-line e dois mistos, com a oferta de sessões drive-in. Ao todo, serão 7 Prêmios CTAv entregues para os melhores filmes das categorias contempladas, além da participação do CTAv, representado pela servidora Joana Lima, em dois júris críticos: Direção de arte, do Cine Tamoio e Animações arrepiantes, do Rock Horror in Rio Film Festival.

Confira abaixo os eventos do mês e acesse suas programações:

 

 

10º Cinefantasy – De 6 a 20 de setembro

O Cinefantasy é um festival criado com o objetivo de incentivar, debater e divulgar o cinema fantástico e seu universo, além de fomentar a reflexão e fortalecer os laços entre realizadores, produtores e distribuidores. Esse ano, o festival conta com 39 sessões, 13 mostras de curtas, 20 longas em competição e exibição de mais de 140 filmes, incluindo a première mundial de Cemitério das almas perdidas, filme do diretor Rodrigo Aragão, que também ganha uma retrospectiva de sua cinematografia na programação. As sessões são pagas e transmitidas pela plataforma BELAS ARTES À LA CARTE.

 

 

5º Cine Tamoio – Festival de Cinema de São Gonçalo – De 11 a 19 de setembro

O Cine Tamoio – Festival de Cinema de São Gonçalo visa fomentar a produção da sétima arte dentro do município de São Gonçalo, alimentando o interesse dos alunos de cinema e de cinéfilos para a geração de um mercado local, com produções cinematográficas independentes, apoiadas por empresários e comerciantes. A programação completa da edição já pode ser conferida no site.

 

 

Rock Horror in Rio Film Festival – De 17 a 27 de setembro

O Rock Horror Film Festival é um evento que une o rock & roll ao cinema de terror, thriller, suspense e fantasia. Com uma seleção de 57 filmes provindos de 21 países, 24 webinars, 33 mesas redondas internacionais e 12 lives de rock, sua edição on-line irá oferecer grande variedade ao público. Os ingressos para as sessões de filmes estão à venda na plataforma tv.festhome, já as inscrições para os encontros de cinema podem ser adquiridas pela plataforma Sympla.

 

 

4º Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro – De 22 a 27 de setembro

Voltado ao incentivo de produções audiovisuais universitárias, o Metrô está com inscrições abertas até o dia 9 para interessados em integrar o seu júri crítico. Os selecionados participarão de uma oficina prévia sobre crítica com o professor Luiz Carlos Oliveira Junior e, além de premiar um dos filmes, poderão publicar críticas dos curtas assistidos no site e nas redes sociais do festival. Esse ano, são 30 filmes selecionados para a programação, além de diversas palestras com profissionais da área e a realização paralela do MetrôLab, espaço de desenvolvimento de curtas selecionados através de um edital proposto pela organização. Veja a programação na íntegra aqui.

 

Festival Nacional Cawcine – De 21 a 22 de setembro

O CAWCINE é um Festival Nacional de Cinema realizado pela CAW Produções, de classificação livre, que visa, em especial, incentivar e estimular obras audiovisuais brasileiras que tenham temáticas de preservação e conservação ambiental, além de fortalecer produções da categoria Amador, que abrangem aquelas captadas por aparelhos celulares e máquinas fotográficas digitais. Os filmes serão exibidos em parceria no canal do Youtube do CTAv (ctavcinema), com programação anunciada no instagram (ctavsav).

Santos Film Festival – De 29 de setembro a 6 de outubro

Encerrando o mês de setembro, o Santos Film Festival traz em sua programação mais de 60 filmes com exibição gratuita na plataforma videocamp  e em seu canal do Youtube. Criado para promover o cinema, especialmente o nacional, o festival estimula o resgate histórico, a formação de público, a democratização de acesso à cultura e o intercâmbio entre cidades e países.

 

>>> Para saber mais sobre a política de apoio a mostras e festivais do CTAv, acesse aqui.