A cena protagonizada por elas!

No Dia Internacional da Mulher, o CTAv lança uma mostra permanente dedicada a elas: Atrizes, diretoras, produtoras, escritoras e todas as profissionais que fizeram e fazem parte da cultura e do cinema brasileiro.

.

CONFIRA  A  PROGRAMAÇÃO

Para assistir em tela cheia, clique em Assista e depois no quadrado ao lado direito do menu.

Carmen Miranda, de Jorge IIeli


O filme mostra cenas da vida e dos filmes da primeira atriz brasileira a se projetar no cinema internacional.

Carmen Santos, de Jurandyr Noronha

Retrata a vida da pioneira do cinema brasileiro.

Perto de Clarice, de João Carlos Horta

Aspectos da personalidade e da alma da escritora Clarice Lispector, lembrada por ocasião de sua morte com depoimento de amigos. Os depoimentos são intercalados por trechos de uma entrevista que Clarice concedeu em vida a uma emissora de televisão.

Mulheres de Cinema, de Ana Maria Magalhães

Revela a participação profissional da mulher ao longo da história do cinema brasileiro.

Academia Brasileira de Letras, de Gilda Roquette Bojunga

O documentário focaliza aspectos das atividades da Academia Brasileira de Letras e a posse dos acadêmicos Houss e Rachel de Queiroz em 4 de novembro de 1977. A escritora foi a primeira mulher a fazer parte da Academia ocupando a cadeira de número 5. O filme possui também trechos do documentário realizado por Roquete Pinto em 1937 “Além dos chás das quintas feiras”.

SRTV - Sônia Braga - Entrevista. A Dama do Lotação

Conforme Igor Andrade Pontes (2021): Material contendo trechos de três entrevistas feitas com Sônia Braga entre 1977 e 1978. No trecho mais longo e coeso, em entrevista filmada provavelmente no apartamento da atriz na Lagoa, zona sul do Rio de Janeiro, Sônia Braga fala sobre sua personagem no filme “A Dama Lotação” e trata de assuntos diversos, como a sua relação com as crianças, mencionando sua passagem pelo programa “Vila Sésamo”.

Vila Boa de Goiás (Cora Coralina), de Vladmir Carvalho

A história da antiga capital de Goiás, desde os bandeirantes, contada pela poetisa Cora Coralina, a memória viva da cidade tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Brasil, a atual Goiás Velho vem sofrendo contínuas descaracterizações na arquitetura de suas casas coloniais. Os acervos dos museus, a atividade econômica, as festas.

Sobre a mostra:

Com curadoria da equipe do CTAv e exibição on-line, a Mostra Mulheres reúne seis títulos brasileiros pertencentes ao acervo que trazem a mulher em papel de destaque, seja por sua presença na tela, seja por sua atuação nos bastidores da realização cinematográfica. Além disso, disponibiliza um compilado de três entrevistas exclusivas concedidas pela atriz Sônia Braga ao SRTV na década de 70, que será exibido pela primeira vez após a digitalização do material.

Através dessa programação, o público poderá conhecer um pouco mais da vida e obra de personalidades como a poetisa e contista Cora Coralina; as escritoras Clarice Lispector e Rachel de Queiroz; as cineastas, produtoras de cinema, roteiristas e atrizes Carmen Santos e Ana Maria Magalhães; a diretora Gilda Roquette Bojunga e a cantora, dançarina e atriz mundialmente conhecida, Carmen Miranda, escolhidas para terem seus trabalhos exibidos e/ou prestigiados na mostra por sua significativa contribuição para a representatividade feminina na cultura e história nacional.