No Dia Internacional dos Arquivos, o CTAv resolveu desarquivar. 

Uma mostra que revela um pouco do trabalho minucioso de instituições e profissionais que preservam a história do nosso país, em especial, no segmento audiovisual.  

CONFIRA  A  PROGRAMAÇÃO

Para assistir, clique na imagem do filme desejado.

DESARQUIVANDO ALICE GONZAGA

BR | 2017 | Cor | 82 min
Diretora: Betse de Paula
Produtora: Aurora Cinematográfica
Classificação indicativa: 16 anos
______
.
Este documentário revisita uma parte importante da história do cinema brasileiro através da vida e da obra de Alice Gonzaga, filha de Adhemar Gonzaga, cineasta sonhador que, em 1930, fundou a Cinédia, o primeiro estúdio de cinema no Brasil. No filme, abrimos o precioso arquivo da Cinédia junto com Alice e conhecemos as histórias dos Gonzaga e suas apostas cinematográficas.  

CONHEÇA O ACERVO AUDIOVISUAL DO ARQUIVO NACIONAL

2019 | cor | 6 min
Produção: Arquivo Nacional
______
.
Vídeo institucional produzido pela equipe técnica da Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos (Codac) do Arquivo Nacional.

SRTV 121

1978 | cor | 12 min
Produção: SRTV
______
.
Entrevista com Cosme Alves Neto, em 1978, na Cinemateca do MAM. 

NOVO CENTRO DE CONSERVAÇÃO DA CINEMATECA DO MAM RIO

2019 | cor | 2 min
Produção: Museu de Arte Moderna do Rio 
______
.
O acervo fílmico e de documentação e pesquisa da Cinemateca do MAM Rio está em processo de mudança para o novo Centro de Conservação à Rua do Senado, 204, no centro da cidade.

DEPOIMENTO DO ARQUIVO NACIONAL

2021 | cor | 6 min
Produção: Arquivo Nacional
______
.
Depoimento disponibilizado pela Coordenação-Geral de Processamento e Preservação do Acervo do Arquivo Nacional sobre a importância da manutenção de arquivos para a preservação de acervos fílmicos, com  a participação dos servidores Ana Carolina Reyes, Marcus Alves e Rafael Medeiros.

Sobre a mostra:

______

Em menção ao Dia Internacional dos Arquivos, comemorado no dia 09 de junho, o Centro Técnico Audiovisual – CTAv, coordenação-geral da Secretaria Nacional do Audiovisual, lança uma mostra temporária que vai de 09 a 11 deste mês.

A Mostra retrata a importância da existência dos arquivos para a preservação, não apenas do material audiovisual em si, mas principalmente da memória da cultura e da história brasileira.

Para tal, conta com a colaboração da Aurora Cinematográfica, cujo filme Desarquivando Alice Gonzaga, da diretora Betse de Paula, apoiado pelo CTAv, foi gentilmente cedido para compor a programação, assim como do Arquivo Nacional, que enviou um curta que apresenta o significativo trabalho desenvolvido pelo órgão na área e um depoimento da Coordenação-Geral de Processamento e Preservação do Acervo.

Para fechar com chave de ouro, o CTAv exibe um episódio do SRTV pertencente ao seu acervo, inédito no formato on-line, e um vídeo sobre o processo de transferência do arquivo da Cinemateca do MAM Rio para o seu novo Centro de Conservação, cedido para exibição na mostra pela instituição.

______