As possibilidades da realidade aumentada

Com cada vez mais espaço no mercado de trabalho, tema será debatido na Level Up Masterclass do Pátio Digital Academy, dia 10, às 17h

Você sabe o que é Realidade Aumentada, mais conhecida como AR? Diferente da Realidade Virtual, ou VR, que quer inserir o usuário em um cenário diferente do mundo real, a Realidade Aumentada quer mantê-lo atento ao mundo real. Com a Realidade Aumentada, por exemplo, é possível exibir as peças escolhidas diretamente sobre o corpo do cliente, o que vai facilitar na hora de escolher e comprar. E, se você “caçou” Pokémon em casa ou pelas ruas, saiba que você já experimentou a Realidade Aumentada. O jogo Pokémon Go, lançado em 2016, foi um dos maiores sucessos do uso da Realidade Aumentada no mundo. Isso mostra que a Realidade Aumentada não é coisa do futuro, já está presente no dia a dia de muita gente. E a tendência é de crescimento.

Quer saber mais sobre o assunto? É só aproveitar o sábado, dia 10 de outubro, e assistir a Level Up Masterclass “As Possibilidades da Realidade Aumentada”, com Ronaldo Gazel, às 17h, no whereby.com/patiodigitalacademy. Gazel é um dos mentores do Pátio Digital Academy – Curso de Formação Profissionalizante em Animação 3D e Jogos Digitais. Ele também é Creative Technologist, que é um profissional de criação que entende de tecnologia, e que desenvolve aplicativos, smarttoys, serious game, protótipos e experiências interativas em realidade mista. A inscrição gratuita pode ser feita no link https://www.sympla.com.br/as-possibilidades-da-realidade-aumentada-com-ronaldo-gazel—level-up-masterclass__1006334 .

Para o mentor do Pátio Digital Academy, Ronaldo Gazel, a Realidade Aumentada está ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho. “Todas as atividades produtivas humanas que usam interfaces 2D serão ampliadas e ressignificadas em um espaço tridimensional pseudo-holográfico, trazendo uma nova era de criatividade e prosperidade para a economia criativa”, diz.

Ele observa que no e-commerce, por exemplo, produtos como móveis, objetos, carros, entre outros produtos são conhecidos pelos potenciais consumidores por meio da exibição de fotos ou vídeos na tela do computador ou celular (ambas minúsculas se comparadas a visão do mundo 360). “Agora imagine que, no site, haja um botão para se visualizar esse móvel na sua casa, em escala real. Na prática, isso significa mais trabalho para modeladores 3D, programadores, diretores de arte, designers, managers, toda uma cadeia de produção baseada em criatividade. É muito mais benefícios e conforto para os usuários”, explica.

Se o mundo está cada vez mais tecnológico, o mercado de trabalho acompanha. O Fórum Econômico Mundial fez um levantamento entre milhares de gestores e lideranças sobre as habilidades que todos os profissionais devem se atentar, que resultou no relatório “O Futuro dos Empregos: Emprego, Competências e Estratégia da Força de Trabalho para a Quarta Revolução Industrial ” (“The Future of Jobs: Employment, Skills and Work force Strategy for the Fourth Industrial Revolution”). E de acordo com o relatório, nos Estados Unidos, as horas trabalhadas em tarefas físicas ou manuais terão queda de 14% até 2030. O que estará em alta são habilidades cognitivas avançadas, com expansão de 8%. As habilidades sociais e emocionais terão incremento de 24%. As competências tecnológicas terão a maior elevação: 73%.

TENDÊNCIA

Ainda de acordo com Gazel, a expectativa é que com o lançamento dos óculos de Realidade Aumentada do Facebook, em parceria com a Ray Ban, anunciado há menos de um mês, acelere ainda mais o processo de popularização das interfaces pseudo-holográficas. “Outros players têm registrado patentes e lançado produtos que apontam ser irreversível essa transformação. A Realidade Aumentada chegou para ficar”, frisa.

Ele ressalta os constantes avanços da tecnologia. “Lembra da máquina de escrever? Pois é, há algumas décadas era referência de tecnologia: quem tinha diploma de datilografia dominava o mercado. Com a chegada da informática, mudou-se o panorama, o profissional mais requisitado do mercado precisava ter, além de datilografia, conhecimento dos sistemas operacionais, do Windows, da internet. Hoje, a Realidade Aumentada vai permitir que entremos em mais uma dessas etapas-chave de transformações”, analisa.

Para ele, assim como a datilografia ficou obsoleta, as interfaces 2D, ou seja, feitas para telas planas (TVs, monitores, tablets, celulares, entre outros equipamentos) também estão com os dias contados. “Isso significa que, a partir de agora, com a popularização de tecnologias como o ARKit e ARCore, as pessoas poderão criar um mundo de possibilidades, dando novo sentido a, praticamente, todos os tipos de atividade humana. No lugar das atividades serem realizadas em interfaces bidimensionais, planas, passam a usar o ambiente tridimensional como interface”, diz.

SAIBA MAIS SOBRE O PÁTIO DIGITAL

O Pátio Digital Academy é um curso de formação profissionalizante em Animação 3D e Jogos Digitais cuja iniciativa é da Casa dos Quadrinhos e da Ghost Jack Entertainment em parceria com o Centro Técnico Audiovisual (CTAv) e a Agência Nacional de Cinema (ANCINE). Ao concluir os dois módulos do curso, você receberá um certificado de formação com as chancelas da ANCINE e do Ctav – um ativo que pode abrir portas e fazer a diferença no início de uma carreira de sucesso.

O Pátio Digital Academy foi estruturado em 2017. Em 2018, o projeto foi apresentado e contemplado no Edital SAV/MINC/FSA nº13/2018 – Linha de Formação e Qualificação, cujo recurso foi liberado no final do ano de 2019 pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Todo projeto que recebe recursos do FSA tem o compromisso, ratificado em contrato, do retorno deste investimento para realimentar o setor.

Level Up Masterclass “ As Possibilidades da Realidade Aumentada “

Mentor do Pátio Digital Academy:  Ronaldo Gazel

Dia: 10, sábado, às 17h

Inscrição: Gratuita pelo Sympla https://www.sympla.com.br/as-possibilidades-da-realidade-aumentada-com-ronaldo-gazel—level-up-masterclass__1006334

Plaforma: whereby.com/patiodigitalacademy

Fonte: Assessoria de imprensa